quinta-feira, 29 de julho de 2010

SANTA CATARINA VAI SE ORGULHAR: A HISTÓRIA DE UM LUTADOR


Com a coligação A Favor de Santa Catarina nosso estado pode muito mais

João Ghizoni é filho de Afonso Ghizoni e Olivia Orbem Ghizoni, nasceu em 1960 na cidade de Grão-Pará – SC, filho mais novo de uma família de 16 irmãos que morando no interior onde tinha que andar 6 Km para freqüentar o ensino primário. Aos 11 anos de idade deixou a casa dos pais e mudou-se para a cidade para poder fazer o ensino médio e o segundo grau, cursado em Braço do Norte.

Em 1978 mudou-se para Florianópolis em busca do ensino universitário, onde cursou Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi na universidade que iniciou sua atividade política onde participou do movimento estudantil sendo fundador do Centro Acadêmico do curso, foi do DCE –UFSC e representante dos Estudantes no Conselho de Curadores, foi Vice-Presidente da UCE e participou ativamente de diversos Congressos da UNE.

Já no inicio dos anos 80, pela sua participação ativa no movimento estudantil teve contato com o Partido Comunista do Brasil – PC do B ainda na mais dura clandestinidade. Quando o movimento pela democratização do País e pelo fim da ditadura militar ganhou força Ghizoni fez parte da Comissão pela Legalidade do PC do B em Santa Catarina e como tal teve participação ativa na campanha das Diretas Já, junto com personalidades históricas da política nacional como, Tancredo Neves, Ulises Guimarães, Leonel Brizola, Dante de Oliveira, João Amazonas e o Presidente Lula, além de catarinenses ilustres como Jaison Barreto, Jacó Anderle, Anita Pires, Cid Pedrozo, Nelson Wedekim entre outros.

Após participou ativamente do movimento Muda Brasil que elegeu Tancredo Neves Presidente da Republica no famigerado Colégio Eleitoral. Conquistada a democracia o PC do B e de mais partidos foram legalizados. João Ghizoni foi eleito Presidente Estadual do partido em Santa Catarina com a tarefa de reorganizar e construir o partido no Estado. Em 1985 com o PC do B já legalizado, apoio a vitoriosa eleição de Edson Andrino para Prefeito de Florianópolis.

Em 1986 Ghizoni foi candidato a Deputado Federal Constituinte onde apresentou um conjunto de propostas defendidas pelo PC do B para consolidar a democracia em nosso País. Fez uma campanha defendendo as idéias e bandeiras socialistas e se transformou numa grande referência política no Estado atingindo uma votação expressiva com votos em todos os Municípios Catarinenses.

Já em 1988 Ghizoni foi eleito Vereador em Florianópolis com a terceira maior votação da cidade. Como Vereador teve presença destacada na elaboração da Lei Orgânica co Município onde foi relator setorial do Capitulo da Organização dos Poderes que garantiu a participação popular no processo legislativo da capital através da Tribuna Livre entre outras formas de participação, foi reeleito em 1992.

Em 1989 como Presidente Estadual do PC do B, Ghizoni teve participação destacada na coordenação da campanha LULA Presidente. Em 1990 ajudou a construir a Frente Popular e disputou uma cadeira de Deputado Estadual, ficando na suplência. Ghizoni teve participação ativa na articulação das forças populares para a disputa estadual e nas campanhas Presidenciais.

Como funcionário da caixa econômica, sempre participou das lutas da categoria bancária, e no apoio a todos os movimentos sociais ocorridos na cidade.

Fruto desta gloriosa trajetória de lutas e intensa atividade política, Ghizoni foi Presidente da FESPORTE – Fundação Catarinense de Desportos onde realizou uma gestão eficiente e inovadora. As competições Jogos Abertos, Joguinhos e Olesc foram reestruturados para torná-los mais competitivos e mais atrativos para o público. Os jogos foram revitalizados e fortalecidos. A frente da FESPORTE consolidamos o Fórum Internacional de Esportes que se transformou no maior evento de debates e formação profissional da área do esporte do Brasil. O Prêmio Recriar, o Festival de Dança e o Projeto Moleque Bom de Bola ganharam nova vida, ampliando a participação e o interesse dos participantes, dos professores e do público em geral. Também por iniciativa do Ghizoni foram criados os PARAJAS – Jogos Abertos para pessoas com deficiências sendo que a primeira edição foi realizada com grande sucesso na cidade de Chapecó.

Foram formalizadas diversas parcerias com o Ministério do Esporte através dos Projetos Pintando a Liberdade e principalmente com o Programa Segundo Tempo que implantado em 2005 beneficiou cerca de 15 mil crianças espalhadas por mais de 50 cidades do Estado de Santa Catarina.

Em 2006, fruto de sua atuação a frente da FESPORTE, Ghizoni teve seu trabalho reconhecido nacionalmente e foi convidado pelo Ministro Orlando Silva para ser Secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, onde deu nova dinâmica no órgão reestruturando o programa, dando maior transparência e maior eficiência na implantação e execução dos convênios.

Em 2010 Ghizoni foi convocado pelo Ministro para assumir a função de Assessor Especial onde teve a oportunidade de além de acompanhar todas as ações do Ministério de ter contato com Prefeitos, Secretários de Esportes, Deputados, Senadores, Dirigentes de Entidades Esportivas, Confederações, Comitês Olímpicos e Paraolímpicos, Clubes de Futebol, Federações e CBF.

Como Assessor do Ministro Ghizoni teve participação ativa nos Jogos Panamericanos e Parapanamericanos, assim como na conquista do Brasil para sediar a Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016 no Rio de Janeiro.

Ghizoni teve participação na elaboração da Lei de Incentivo do Esporte e foi membro da Comissão Técnica que tem a responsabilidade de analisar e aprovar os projetos desportivos apresentados pelas entidades esportivas.

Fruto desta gloriosa trajetória de lutas que Ghizoni conquistou o respeito e o reconhecimento do povo de Santa Catarina e foi indicado por unanimidade pelos partidos que compõe a COLIGAÇAO A FAVOR DE SANTA CATARINA para ser candidato a Senador Federal, especo orgulhosamente ocupado nos últimos 8 anos pela Senadora Ideli Salvatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário