sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um correspondente analisa os programas eleitorais no Brasil


19 de agosto de 2010 às 16:35


Brazil’s election: who’s your choice?
August 18, 2010 8:52pm
by Jonathan Wheatley

Em blog do Financial Times

Se a primeira rodada de propaganda na televisão serve de guia, Dilma Rousseff vai dar um passeio para se tornar presidente do Brasil em 3 de outubro.

Aqui estão os dois primeiros programas de Dilma, transmitidos na hora do almoço e na noite de terça-feira.

O principal concorrente dela é José Serra. O programa noturno dele está aqui. O programa dele da hora do almoço está no site da campanha mas não toca, assim estou incluindo o link de uma versão que aparentemente apoiadores dele gravaram assistindo TV.

A diferença entre as campanhas é, como se diz em português, gritante.

O profissionalismo e a qualidade da produção do programa de Dilma fala por si. Os do Serra parecem quase amadores em comparação. Isso é a primeira coisa que os eleitores vão notar e seria difícil subestimar a importância disso.

A mensagem de Dilma, igualmente, a coloca bem adiante. O primeiro programa é um delicado affair que apresenta Dilma, a pessoa, para milhões de eleitores que sabem muito pouco sobre ela. (Destaca o ex-marido e a filha, embora evite menção ao recente linfoma que ela enfrentou).

O segundo é mais dinâmico e é apresentado como uma dupla ação entre Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente e o homem que a escolheu para ser ministra-chefe e sucessora. Depois de quase oito anos no poder Lula está no ápice de sua popularidade. Não poderia haver apoio mais poderoso.

Serra escorrega por todo canto. Seu primeiro comentário é admitir que o Brasil foi bem sob Lula. A maior parte do resto do tempo é dedicado às suas conquistas como ministro da Saúde. Você pensaria que ele está concorrendo ao ministério da Saúde.

Fonte:

http://www.viomundo.com.br/politica/um-correspondente-analisa-os-programas-eleitorais-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário